O Que É Direito Das Famílias E Sucessões
- Remake Agência Digital
- 14 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de out. de 2021
O Direito das Famílias e Sucessões exige, primordialmente, a atuação de um profissional muito bem capacitado com visão multidisciplinar e holística para entender as nuances que envolvem uma carga emocional particularizada dentro de um espaço de realização pessoal dos indivíduos que é a família.
Contextualizar e entender o vinculo jurídico e afetivo dessas relações de forma a evitar que a subjetividade prepondere sobre os aspectos objetivos de um processo judicial ou uma demanda extrajudicial é fundamental para o especialista desta área.

A dinamicidade com que se desenvolvem as relações familiares também perpassam pelo entendimento deste profissional que tem que estar aberto a essas mudanças e que tem o desafio constante de estudar e contribuir para a recriação do direito.
A família, base do Estado e da sociedade, tem sua proteção constitucional prevista no artigo 226 da Carta Maior e conta, hodiernamente, com uma gama de institutos e possibilidades de atuação jurídica, de acordo com a realidade social.
O QUE É O DIREITO DAS FAMÍLIAS
O fenômeno familiar engloba fatores multifacetados e comportamentais . Exige uma constante compreensão jurídica e social do que significa o termo família e dos seus efeitos na sociedade e nas subjetividades.
Para garantir a aplicação do Direito às relações familiares, surge o Direito das Famílias e das Sucessões com normas reguladoras que vão desde a organização, a estrutura e a proteção do sujeito como integrante de um núcleo familiar até a convivência entre os seus membros.
São normas jurídicas que regulam não só a vida de uma pessoa, mas que vigoram depois da sua morte. O conteúdo atual dessa linha do Direito está ligado não apenas às relações de natureza pessoal, mas também patrimonial, que se desenvolvem no âmbito familiar e são protegidas pelo Direito das Famílias e Sucessões.
PRINCIPAIS ATUAÇÕES DE UM ADVOGADO FAMILIARISTA
Dentre tantas das atribuições do profissional especialista em Direito das Famílias, podemos destacar algumas atividades relevantes. A primeira delas é a atuação judicial no qual o advogado age em processos litigiosos e ações consensuais em que há menores de 18 anos e incapazes.
De modo geral, o Advogado das Famílias é responsável por lidar com as questões jurídicas do caso, assim como precisa ter sensibilidade para compreender os fatores emocionais presentes em cada contexto, ajudando seus clientes a tomarem atitudes e decisões adequadas e pautadas na lei, sem se deixarem levar por sentimentos envolvidos.
PORQUE CONTRATAR UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO
Situações que envolvem conflitos referentes à estrutura familiar, que versam sobre casamento, união estável, relações de parentesco, filiação, perda de entes familiares e demais assuntos decorrentes desses institutos, tais como guarda de filhos, pensão alimentícia e convivência entre pais e filhos, requerem muita atenção e cuidado, pois, além de terem questões judiciais envolvidas, contemplam também a interferência de questões emocionais e afetivas.
As pessoas envolvidas em conflitos familiares precisam de profissionais que consigam compreender, além de todas as questões jurídicas do caso em particular, os aspectos emocionais presentes em cada situação. Isto serve não apenas para a relação com seu cônjuge ou filhos, mas sim, para a relação com toda a família em determinado contexto.





Comentários